A TERRA LIVRE PASSA A TER UM DONO, MAS QUEM DEU A ELE?


 Nesta terra livre, que os nativos cultivava  seus alimentos de forma sustentável e sem desperdiço fazendo só o necessário pra sua insistência. Com sua pescaria e caça, já viviam em grupos numerosos, tendo suas divisão de tarefas de acordo com seu cargo.

Há cerca de 305 povos indígenas no Brasil, totalizando aproximadamente 900.000 pessoas, ou 0,4% da população do país. O governo reconhece 690 territórios indígenas, que abrangem mais de 13% do território brasileiro. Quase todas estas terras se encontram na Amazônia. fonte google2022

Num tempo que a população eram 100% de índios, hoje temos uma realidade  muito diferente e que não imaginável  na época. Talvez na  no pulmão do mundo, na selva densa de nossa Amazônia haja alguma tribo indígena com suas cultura semelhante ao período colonial.

Observado essas mudanças trazida pelos europeu durante a construções da capitanias, quatorze (14) lotes de terra dividido, e entregue a portugueses, pra explorações de recursos, sedo o principal ouro, prata e outras pedras preciosas.  todas com saída pra o mar que facilitava o envio para Portugal.

Em1530, 30 anos após a chegada dos portugueses, nesta terra "O Novo Mundo" sedo feito a divisão em lotes. Mas só em 1535 as CAPITANIAS HEREDITÁRIA foram implantada no Brasil. Criado pelos portugueses esse sistema chamado de capitanias hereditária, foi no Brasil a primeira forma de transferência de riqueza  do povo pobre pra uma minoria rica fica mais rico. 

Por sorte dessa nação só três (3) das quatorze (14) capitanias hereditárias deram certo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BRASIL, COMO TE VEJO.

ELES CHEGARAM, O QUE FAZER?

Como devemos ver nosso passado colonial, e o que influenciou a realidade política atual.